01/12/2009

PROJETO CULTURA AFRO-BRASILEIRA: ATIVIDADES DE ENCERRAMENTO

O dia 27/11 foi marcado por diversas atividades apresentadas pelos alunos nos turnos da manhã e tarde, como encerramento do projeto História da África e Cultura Afro-Brasileira, em 2009. Todos os alunos dos três ciclos de formação assistiram a recital de poemas, teatro, danças, desfile "Beleza Negra", exposição fotográfica de nossos alunos, além de apreciarem a decoração do ginásio, feita com exposição de trabalhos produzidos nas aulas de Arte.

6 comentários:

  1. wildynara paz da silva 31G2 de dezembro de 2009 às 10:25

    AULAS DE HISTORIA COM CONSCIENCIA NEGRA
    AS AULA DE HISTORIA ME ENSINARAM MUITAS COISAS COMO VALORIZAR AS PESSOAS NEGRAS QUE, NO BRASIL, SAO MUITO JULGADAS PELA SUA COR E RAÇA. MUITAS PALESTRAS ME AJUDARAM A ENTENDER MELHOR A AULA DE HISTORIA COMO NA AULA DE INFORMATICA,QUANDO PESQUISAMOS TEMAS SOBRE A CONSCIENCIA NEGRA. AS AULAS DE HISTORIA E OS PROJETOS SOBRE AS PESSOAS NEGRAS SAO MUITO LEGAIS...

    ResponderExcluir
  2. Rafaella Fernandes e Mariana da Silva 31g2 de dezembro de 2009 às 10:28

    Tivemos muitas aulas sobre o racismo, aprendemos que a cor negra tem que ser respeitada, porque não é por ter a pele negra tem que ser desrespeitados. Tem muitos que pensam que os negros não tem o mesmo direito que os brancos tem, mas não é bem assim ...
    Hoje em dia o racismo está diminuindo um pouco mas não acabou completamente! As pessoas criticam os negros por terem cabelos crespos, por terem a pele negra, entre outras coisas desagrádaveis . Também os negros são vitimas de muitos apelidos sem graça ! Mas os negros tem que ser valorizados por serem batalhadores por está conseguindo seus direitos e acabar com esse preconceito pela sua raça. Porque ninguém é melhor que nenguém na vida!

    ResponderExcluir
  3. gostei muito dessas apresentações

    ResponderExcluir
  4. O mês da consciencia negra na E.M.V.M foi importante , foi divertido, interessante, interativo e ensinou o valor dos negros e dos países africanos.
    Durante o ano a escola promoveu várias atividades sobre a África, todos os alunos participaram e percebi que os alunos tiveram interesse nas atividades .

    ResponderExcluir
  5.           
          Neste mês fizemos várias atividade sobre consciência negra e foi bastante interessante saber sobre a origem da nação brasileira.
          Acho muito bom que as professoras e diretoras façam projetos com os alunos, falando sobre esse assunto que alguns nem mesmo sabem a que se refere, mas tambem ensinam um pouco do valor que devemos dar a essa sofrida sociedade que vem sendo discriminada ate hoje  somente por causa da cor de sua pele ou sua classe social.
           Mas a parte boa desses projetos é que eles nos ensinam um pouco da cultura desse país que é a África: rico na flora  , na fauna  e em recursos minerais tambem nas suas danças, seus pratos saborosos, suas histórias interessantes.
         Com o projeto da professora Merces, juntamente com outros professores aprendi sobre o Congado, fizemos vários textos, fizemos apresentações maravilhosas e contamos com a presença do grupo de dança Aruanda. Foi um mês bastante diversificado.

    ResponderExcluir
  6. Um projeto educativo e importante para aprendermos sobre nosso passado e mostrar que temos outras belezas pra serem mostradas, a beleza negra do cabelo afro aquela que já foi muito discriminada por ter um tom de pele escura e seu cabelo crespo.
         Mas com esse projeto mostramos que as coisas estão mudando, que o preconceito não acabou mas está acabando. Com isso na Escola EMVM ajudou a combater o preconceito e mostrou que o negro tem seu valor e também ajudou a mostrar o conteúdo que a África tem a nos mostrar.

    ResponderExcluir

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR NOVAS POSTAGENS!