28/05/2009

PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ALUNOS DO 3º CICLO

Devido ao estágio de Licenciatura em Ensino Fundamental, procurei a Escola Municipal Vinícius de Morais para, além de conhecer seu funcionamento, aplicar uma atividade que seria definida junto à professora Luciane, de Ciências do 3º ciclo.
Após uma conversa e várias idéias propostas, resolvemos desenvolver um projeto de Educação Sexual para os alunos das turmas 32D, E, F , G e 33A, pelo fato de estar intimamente ligado à nossa realidade, ao futuro dos nossos adolescentes e, consequentemente, ao futuro da nossa sociedade.
Entre os principais motivos para a abordagem do assunto, estão a necessidade de conhecimento do próprio corpo e do corpo do próximo, para que assim se entenda a importância da prevenção e do respeito.
Além disso, a Educação Sexual não está restrita apenas à escola. Os pais devem entender tal importância e abordar o assunto também dentro de casa, evitando que os adolescentes procurem as informações em locais e com pessoas não apropriadas para as mesmas.
Além de informar aos alunos quanto às doenças sexualmente transmissíveis, prevenção e tratamento, a palestra teve como objetivo esclarecer definições erroneamente aprendidas e principalmente mostrar-lhes a importância do respeito ao próximo.
Creio que os meus objetivos foram alcançados e tenho certeza que os alunos levarão consigo as principais informações.
Quem ama o próprio corpo, aprende a amar o próximo.
Desde já, agradeço à direção, aos professores, aos funcionários e principalmente aos alunos da Escola Municipal Vinícius de Morais, pelo carinho e confiança.
Com grande satisfação,
Francine Carla de Souza Silveira
Graduanda do 8 período do curso de Ciências Biológicas – PUC/Betim

Um comentário:

  1. Professora Luciane e Francine:
    Parabéns pela iniciativa de informar aos nossos alunos sobre questões tão importantes nessa idade de "grandes dúvidas e incertezas"!
    Um abraço!

    ResponderExcluir

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR NOVAS POSTAGENS!