21/11/2009

NOITE DE AUTÓGRAFOS NA EMVM - PROJETO PEQUENO ESCRITOR

A partir da necessidade da "formação de leitores competentes e, consequentemente, escritores (PCN/MEC)", surgiu a iniciativa da parceria com a Editora Edelbra, através do Projeto Pequeno Escritor, para desenvolver nos alunos do 2º ciclo de formação, o hábito da leitura e a autonomia nas produções de texto, culminando na elaboração de ideias, construção de textos e produção de seus próprios livros.
Portanto, os textos dos 160 alunos tiveram como tema Meio Ambiente (1ª fase do ciclo) e Solidariedade (2ª fase do ciclo), que foram explorados de forma interdisciplinar pelas professoras das turmas (Mariza, Ilma, Ilza, Patrícia, Denise e Giovanna), de maneira a adaptar os estudos à realidade da localidade onde as crianças vivem.
Diversas atividades foram realizada como forma de motivação para a realização do trabalho com as turmas: exibição de filmes, contação de histórias, leitura de textos informativos, literários, músicas, conversas e trabalhos de campo.
Com a apresentação das imagens dos livros A Terra em Perigo e Meu Brasil Solidário, ilustrados por Vivian Suppa e Santiago, respectivamente, as crianças escreveram suas histórias em sala de aula, baseando-se nos aspectos trabalhados e soltaram a imaginação e a criatividade, fazendo sua interpretação pessoal das imagens apresentadas.
Os alunos fizeram trabalhos de auto-avaliação e reescritas dos textos, para chegarmos a um produto final com a certeza que cada um fez o seu melhor! Os textos foram revisados, digitados e enviados à Editora pela Professora Mariza Ferreira, de Arte e Informática, com o auxílio do Agente de Informática, Jansen.
No final do Projeto, cada criança recebeu seu livro impresso pela Editora Edelbra, que contou a apresentação do escritor Luís Fernando Veríssimo, na contracapa.
A "Noite de Autógrafos" ocorreu em 20 de novembro de 2009, quando os pequenos escritores foram homenageados com um show, ao vivo, da Banda Paola Giannini e contou com a presença da comunidade escolar, de autoridades da Secretaria Municipal de Educação e da representante da Editora Edelbra. No final do evento, foi servido um jantar aos convidados e aos nossos "autores mirins".
Juliana Bittencourt - Coordenadora de Projetos
Para saber mais sobre o Projeto: http://www.edelbra.com.br/
Contatos com a Banda: http://www.paolagiannini.com/

5 comentários:

  1. PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS NAS ATIVIDADES, POIS, SEM VOCÊS, NOSSO PROJETO NÃO TERIA SIDO O SUCESSO QUE FOI!

    ResponderExcluir
  2. Aos alunos parabens, aos profissionais envolvidos, minha admiracao. A leitura abre horizontes e fortalece uma Nacao.
    Abracos carinhosos,
    Giovanna

    ResponderExcluir
  3. Um agradecimento especialíssimo às professoras do 2º ciclo que contribuiram com o Projeto, seja na formação dos escritores ou na organização do evento. Agradecemos também a quem, de forma direta ou indireta, colaborou para que ele acontecesse!

    ResponderExcluir
  4. Amei esse projeto! Estou tentando entrar em contato com a EDELBRA, mas não consigo. Como posso ter conhecimento deste projeto????

    ResponderExcluir

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR NOVAS POSTAGENS!