10/11/2009

ABERTURA DAS FESTIVIDADES DO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA NA EMVM


No dia 7 de novenmbro, recebemos nossa comunidade escolar para a abertura das comemorações do Mês da Consciência Negra. Foi oferecido aos convidados um lanche típico, o Mungunzá, de origem africanao. A atividade iniciou-se com a saudação da Direção da Escola, quando Bernadete e Rita reafirmaram a importância deste momento na formação de todos os cidadãos e que a escola se orgulha em ter compromisso com a discussão da temática racial, tão necessária à formação integral dos educandos.

Após a execução dos Hino Nacional Brasileiro e Africano, os presentes assistiram a uma apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Aruanda, indicado pela professora Luce Mary, que é integrante do grupo. Foram apresentadas danças como o Maracatu, Retumbão, Festa do Rosário e uma Ciranda, onde participaram alunos e professores.

A professora de História, Mercês, falou sobre a importância do Projeto História da África e Cultura Afro-brasileira, iniciado no mês de setembro, com todos os alunos da escola, contando com o envolvimento dos profissionais, que realizam diversas atividades, promovendo oportunidades de reflexão e aprendizado acerca das relações étnico-raciais, do respeito às diferenças e da valorização da cultura afro-brasileira.

Durante o desenvolvimento do Projeto, os estudantes estarão envolvidos em trabalhos e oficinas, que terão os dias 20 e 27 de novembro, como momentos de culminância, quando serão realizadas apresentações artísticas, como desfiles de beleza negra, recital de poemas, jogral, coral, danças, entre outras, nos turnos da manhã e tarde.

14 comentários:

  1. Karine e Patrícia-31-f18 de novembro de 2009 às 07:54

    Apesar de não ter vindo,percebi que a abertura do projeto foi ótima e que perdi a chance de ver a cultura Afro-brasileira,que faz parte de cada um de nós.

    ResponderExcluir
  2. A presença do grupo Aruanda na EMVM foi muito boa pela danças,e principalmente pelo o Hino Nacional Brasileiro e Africano.naõ pude marca presença nesse dia mas pelas fotos me parece que foi muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Foi muito bonito a apresentação do grupo ARUANDA, gostei muito.

    ResponderExcluir
  4. EU GOSTEI MUITO DA APRESENTAÇÃO DO GRUPO ARUNDA, FOI LEGAL, BONITO E AO MESMO TEMPO INRESSANTE.
    ~~~~~~~~~~~~~~~S2~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  5. Pelas fotos parece que foi muito bom pena que eu não pude estar aqui no dia mas espero que todos tenham se divertido muito com a apresentação do grupo aruanda...

    ResponderExcluir
  6. eu achei as fotos muito legais inqual ao festivau e eu gostei muito da comemoração afrikana !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Lucas Souza e Wanderson Filipe 32 B18 de novembro de 2009 às 08:32

    Visitamos a página de fotos da apresentação do grupo Aruanda que foi feita no dia 7 de setembro na E.M.V.M. Não pudemos comparecer no dia, mas pelo visto perdemos uma grande chance de ver um pouco mais da cultura Afro-brasileira. Vimos que todos se divertiram com as danças e atrações do dia da apresentação. Como já disse,não estávamos presentes, mas pelo menos tivemos a chance de ver as fotos, e comentamos, marcando presença no blog. Parabéns à todos que organizaram a festa, e a todos que vieram fazer esse dia mais feliz.

    ResponderExcluir
  8. Eu não estive na apresentação mas, pelas fotos, dá pra ver que foi muito legal,Que pena que eu não pode vir!

    ResponderExcluir
  9. Pelas fotos que eu vi, a festa foi muito legal e interessante , pena que eu não pude comparecer .

    ResponderExcluir
  10. Pâmella Karen de Matos Rocha 32B18 de novembro de 2009 às 08:40

    Nossa, fiquei morrendo de vontade de vir, mas infeslizmente viajei, parece que foi muito prazeroso e interessante. Pelas fotos todos pareciam muito felizes e além de tudo muito divertido.

    ResponderExcluir
  11. Eu não vim na apresentação mas pelas fotos eu gostei e achei interessante. Que pena que eu não pude comparecer.

    ResponderExcluir
  12. Queria muito ter vindo, mas não pode comparecer.Mas pelas fotos achei muito bacana!

    ResponderExcluir
  13. Não pode comparecer na apresentação, mas pelas fotos pode ver que foi muito legal!Parabens para todos que participaram da apresentação!

    ResponderExcluir
  14. Sou da Em Paulo Mendes Campos e estou enviando os parabéns para vocês pelos projetos que desenvolvem!

    ResponderExcluir

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR NOVAS POSTAGENS!