04/09/2009

LIVRO DO KIT LITERÁRIO É DISCUTIDO EM SALA DE AULA

O livro "O menino do pijama listrado", de John Boyne, que compõe o kit Literário 2009, foi lido pelos alunos do 3º ciclo de formação, do turno da manhã, para um trabalho de Língua Portuguesa (professora Fátima).
o tema tratado foi o Nazismo, contexto histórico em que foi construída a narrativa do livro: a história de uma família alemã no período da 2ª Guerra Mundial, onde o filho de um oficial nazista passa a morar perto de uma campo de concentração e faz amizade com um filho de um judeu, que usa um uniforme listrado, roupa dos prisioneiros do campo de concentração.
Para contribuir com uma melhor compreensão da temática do livro, a professora Fátima (Língua Portuguesa), convidou o Coordenador Pedágógico Vinício (licenciado em História), para ministrar palestras a seus alunos, possibilitando o estabelecimento de relações contextuais, favorecendo a apropriação dos sentidos do texto.
Segundo a professora Fátima, "intervenções interdisciplinares como essas enriquecem e ressignificam as experiências na aprendizagem da leitura, o que ficou comprovado diante da participação dos alunos, com perguntas pertinentes ao assunto apresentado. Agradecemos ao Vinício pela gentileza, pelo carinho e pela seriedade com que nos atendeu."

Comentário dos alunos:
"A aula do Vinício nos ajudou a compreender um pouco mais sobre a época em que ocorre a história do livro. Conseguimos aproveitar o máximo as informações dadas, com a ajuda de fotos no Data Show." (Lucas Souza Oliveira e Matheus Henrique Vilela - 32B)

"Nós achamos a aula bem interessante e aprendemos que Hitler levou o povo a acreditar que o Nazismo era a solução para os problemas da Alemanha." (Bárbara Lorraine e Thayná Malaquias - 32B)

"Com a aula do Vinício, eu consegui compreender melhor o livro. Ele explicou que o Nazismo provocou preconceito na população alemã. Todos os que não eram alemãs, eram presos em campos de concentração." (Raony Abade Lucas Silva - 32C)

"Através da palestra, pudemos entender melhor o livro e saber coisas que ainda não conhecíamos, como o Nazismo, a Segunda Guerra e por que tudo aquilo estava acontecendo. Por isso, queremos dizer: "Muito obrigada", em nome de toda a turma. Valeu a pena, acrescentou muito no nosso aprendizado." (Mirelly Alexsandra de Souza e Ana Luiza Machadoo Leão - 32A)

Um comentário:

  1. Parabéns à professora Fátima pelo trabalho com o livro "O menino de pijama listrado". O Kit de Literatura, que todos os nossos alunos receberam da PBH é de muita qualidade e merece ser trabalhado em sala de aula. Iniciativas como estas contribuem para nossos estudantes desenvolvam essa prática tão importante e necessária que é a leitura!

    ResponderExcluir

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR NOVAS POSTAGENS!