31/03/2010

EMVM NO COMBATE À DENGUE!

A Escola Municipal Vinicius de Moraes desenvolve combate permanente à dengue através de atividades em sala de aula e mobilização da comunidade com o envolvimento dos nossos alunos.

Um dos trabalhos foi realizado pela turma 13A, da professora Cleuza (1ºciclo), que desenvolveu atividades em que os alunos confeccionaram cartazes, produziram textos e apresentaram teatro de fantoches mostrando as formas de combate à doença.

Clique nas imagens para vê-las ampliadas:

Assista ao vídeo da Turma da Mônica e saiba mais...

29/03/2010

O SORRISO DE KIKI... FELIZ PÁSCOA...

NESTA PÁSCOA, QUE JESUS RENASÇA NO CORAÇÃO DE CADA UM!

Um pequeno grande herói, que deixou o mundo por um segundo mais feliz e amado com seu enorme sorriso e abraço.
Oito dias preso sob o peso de mil escombros, sem luz, sem água, sem nada o que levar à boca.
Oito dias sem ver a sua mãe e sua família.
Olhos fundos pela desidratação.
Não há lágrimas porque as crianças sempre guardam a esperança.
Por isso, quando se faz a luz, quando acaba o pesadelo... sempre há um impressionante e caloroso sorriso.
De braços abertos para a vida, como os de Kiki.

"A VITÓRIA DA ESPERANÇA NÃO É VENCER, A VITÓRIA DA ESPERANÇA É NÃO SE CANSAR".

21/03/2010

22 DE MARÇO: DIA MUNDIAL DA ÁGUA!

Definida no Dicionário Aurélio apenas como “líquido incolor e inodoro, composto de hidrogênio e oxigênio”, a água acaba passando despercebida no cotidiano como uma das substâncias mais importantes do planeta. Além de ser o principal constituinte do corpo humano, a famosa H20 é responsável pela vida de quase todas as espécies da Terra, além de atuar na regulação da temperatura da mesma. Nesta segunda, comemora-se o Dia Mundial da Água. E não há motivos para celebrar. Em várias partes do mundo, as pessoas estão sem acesso adequado à água. E o quadro só tem piorado com o passar dos anos.

A conscientização tem que ser diária e infinita, desde a hora em que acordamos e que vamos escovar os dentes, até o último copo d’água antes de irmos dormir. Vale para todos nós, adultos e crianças, sabermos que a água poderá faltar se hoje não tomarmos uma atitude responsável e não egoísta. Muitos de nós temos água em abundância devido à nossa condição social e não nos damos conta que deixar uma torneira aberta muito tempo ou mesmo pingando, lavar o carro, varrer o jardim ou a calçada da sua casa com jatos d’água toda hora pode ser fatal para a falta de água amanhã. PENSE NISSO...

QUER SE DIVERTIR E APRENDER DICAS DE COMO ECONOMIZAR ÁGUA?

CLIQUE NO LINK ABAIXO E BRINQUE COM O
JOGO DA COPASA


OUTRO SITE INTERESSANTE,
COM JOGOS E PASSATEMPOS É O
CLUBINHO SABESP
Clique no link abaixo e confira!
http://www.clubinhosabesp.com.br/

DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Hoje é um dia dedicado a comemorar as atitudes tomadas contra o preonceito racial.

O dia 21 de março foi escolhido porque nessa data, em 1960, aconteceu uma terrível chacina na África do Sul. A polícia matou 69 pessoas que diziam ser contra as leis que destratavam os negros e indianos (Apartheid).

Todas as formas de injustiça racial são contrárias às leis de Deus e, por isso, é preciso acabar com elas.

13/03/2010

DIA DO BIBLIOTECÁRIO

O Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março, em homenagem à data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre. O Decreto 84.631, de 09/04/1980, foi assinado pelo então presidente da República João Figueiredo.

Manuel Bastos Tigre nasceu no dia 12 de março de 1882. Em 1906, depois de finalizar seu curso de Engenharia, foi fazer um aperfeiçoamento em eletricidade, nos Estados Unidos. Lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que o deixou interessado pela profissão. Aos 33 anos, Manuel foi trabalhar com biblioteconomia. Ficou em primeiro lugar no concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Entre 1945 e 1947, trabalhou na Biblioteca Nacional e depois assumiu a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil.
Parabéns a todos os que se dedicam à biblioteca da EMVM:
Vania, Rose, Deise, Soraia, Marina, Lucas

09/03/2010

DIA DA MULHER




super imagens e gifs

As professoras e funcionárias da EMVM foram homenageadas com um bolo e um livro de POEMAS ESCOLHIDOS, contendo poesias indicadas pelos professores e funcionários da escola, como reconhecimento do valor de cada uma. Sob a orientação do professor Vicente, alunas do 3º ciclo (2ºturno) encenaram o poema TODAS AS VIDAS, de Cora Coralina, que traduz a essência da mulher, de maneira simples e serena.
No 1º turno, a homenagem iniciou-se com um vídeo musical, com o grupo Roupa Nova cantando a beleza e os desafios de ser mulher.

02/03/2010

CARONA SOLIDÁRIA

O jornal O TEMPO promove a campanha Carona Solidária, Vamos Nessa! Uma prática que é fundamental para a formação de uma geração mais consciente. A professora Marilda (Matemática) foi uma das entrevistadas pela reportagem do Jornal O Tempo e afirmou que "a carona é uma ótima maneira de ensinarmos nossas crianças, na prática, a importância de cuidar da cidade e do meio ambiente". A reportagem foi publicada pelo  jornal, no dia 1º de fevereiro.

01/03/2010

INICIA-SE O PROERD 2010

O que é o PROERD?

É um Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência que tem por objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre jovens. O PROERD é uma inciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, com base no Projeto D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), implantado em Los Angeles/EUA, em 1983, atualmente, presente em mais de 58 países.


Como funciona o PROERD?

O PROERD é desenvolvido em parceria com as escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino, consistindo na aplicação de 10 lições `as crianças que estejam cursando o 5º ano do Ensino Fundamental, em encontros semanais, ao longo de um semestre letivo.

As aulas são ministradas por policiais militares fardados, que orientados por um livro especial, ensinam as crianças como reforçar a auto-estima, lidar com as tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania. Em nossa escola, a orientadora do Programa é Cabo Kelly, que já trabalha conosco há alguns anos.

Ao final do Programa, é realizada uma solenidade de formatura, com as presenças dos pais, professores e representantes da comunidade, oportunidade em que os alunos recebem um certificado de participação e se comprometem a ficar longe das drogas e da violência.

Que resultados podem ser alcançados?

Pesquisas científicas feitas no mundo inteiro, por órgãos de renome, comprovaram a eficiência do PROERD, ao constatarem as reduções da violência e do uso indevido de drogas entre os jovens. Os valores éticos, morais e sociais trabalhados durante o curso, em conjunto - Família, Escola e Polícia Militar, propiciam aos alunos melhores condições para dizer não às drogas e a violência.

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR NOVAS POSTAGENS!