31/05/2009

PROJETO PEQUENO ESCRITOR

A professora Ilma (Língua Portuguesa) já está dando andamento ao Projeto Pequeno Escritor, discutindo com seus alunos de 2º ciclo sobre as questões relativas ao Meio Ambiente, para que as crianças escrevam seus livros com conhecimentos apropriados, vocabulário correto e, o que é mais importante, com a consciência da necessidade de se prevervar essse bem tão necessário à nossa sobrevivência!

Como o trabalho no ciclo é realizado em conjunto, a professora Ilza (Matemática) também está envovlida no Projeto. Através de um painel, ela traz aos alunos informações sobre do tempo de decomposição de alguns produtos que são jogados na natureza e sobre a importância da reciclagem.

30/05/2009

CONVITE - CERTIFICAÇÃO DO PROERD

"Nossas crianças longe das drogas".
Convidamos as famílias para o evento de certificação dos alunos das turmas 23A, 23B, 23 C e dos pais do Curso para pais do PROERD (Programa de Resistência às Drogas e à Violência), que acontecerá dia 2/6/2009, às 10h, no Ginásio da Escola.

28/05/2009

PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ALUNOS DO 3º CICLO

Devido ao estágio de Licenciatura em Ensino Fundamental, procurei a Escola Municipal Vinícius de Morais para, além de conhecer seu funcionamento, aplicar uma atividade que seria definida junto à professora Luciane, de Ciências do 3º ciclo.
Após uma conversa e várias idéias propostas, resolvemos desenvolver um projeto de Educação Sexual para os alunos das turmas 32D, E, F , G e 33A, pelo fato de estar intimamente ligado à nossa realidade, ao futuro dos nossos adolescentes e, consequentemente, ao futuro da nossa sociedade.
Entre os principais motivos para a abordagem do assunto, estão a necessidade de conhecimento do próprio corpo e do corpo do próximo, para que assim se entenda a importância da prevenção e do respeito.
Além disso, a Educação Sexual não está restrita apenas à escola. Os pais devem entender tal importância e abordar o assunto também dentro de casa, evitando que os adolescentes procurem as informações em locais e com pessoas não apropriadas para as mesmas.
Além de informar aos alunos quanto às doenças sexualmente transmissíveis, prevenção e tratamento, a palestra teve como objetivo esclarecer definições erroneamente aprendidas e principalmente mostrar-lhes a importância do respeito ao próximo.
Creio que os meus objetivos foram alcançados e tenho certeza que os alunos levarão consigo as principais informações.
Quem ama o próprio corpo, aprende a amar o próximo.
Desde já, agradeço à direção, aos professores, aos funcionários e principalmente aos alunos da Escola Municipal Vinícius de Morais, pelo carinho e confiança.
Com grande satisfação,
Francine Carla de Souza Silveira
Graduanda do 8 período do curso de Ciências Biológicas – PUC/Betim

AULAS DE FORRÓ AGRADAM AOS ALUNOS DO 3º CICLO NA EDUCAÇÃO FÍSICA!


O estagiários que acompanham a professora Luce Mary, de Educação Física, deram uma descontraída aula de forró para os alunos do 3º ciclo.
Eles contaram com a participação do ex-estagiário Thiago, que tocou e cantou as músicas. No primeiro momento, houve uma pequena esplanação sobre o que é o forró e suas variantes.
Depois, foi a vez da aula prática, já num ensaio incial para nossa Festa Junina e para a apresentação artística do projeto "Vinícius de Portas Abertas".

MOVIMENTO SÓCIO-CULTURAL DO HIP-HOP É DESENVOLIVDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

O Hip-Hop é uma cultura que consiste em quatro sub-culturas, ou subgrupos, baseados na criatividade. Um dos primeiros grupos grupos seria talvez o mais importante da cultura HIP-HOP, o Djing.
É um movimento cultural iniciado no final da década de 1960, nos Estados Unidos, como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. É uma espećie de cultura das ruas, um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades.
Através de uma palestra, os alunos conheceram o que é o Hip-Hop e assistiram a slides com diversos tipos de graffits . A próxima fase do projeto será a criação de de rap's a partir das palavras: PAZ, VIOLÊNCIA, RACISMO DROGAS E ESPORTE. A culminância do trabalho será a apresentação do rap criado, com jogos de "basquete de rua".
Enfim, o objetivo do projeto dento da nossa escola é trabalhar o Hip-Hop como movimento cultural e social, para que os alunos tenham um entendimento do que venha a ser o Hip-Hop, que se baseia na paz, unidade e divertimento, uma verdadeira luta, mas diferente, pois lutam com criatividade, e não com violência.
As atividades vêm sendo desenvolvidas nas aulas de Educação Física do 3º ciclo (professora Luce Mary), pelas estagiárias Elaine Cristien, Kátia Cristina e Nataly Virgínia.
(Texto divulgado pelas Estagiárias).

26/05/2009

VERBA DO PAP TEM APROVAÇÃO DOS PAIS EM ASSEMBLEIA, ONDE COMPARECERAM EM GRANDE NÚMERO

Dia 23/5/09, sábado, ocorreu uma Assembleia Escolar, onde a verba para o Plano de Ação Pedagógica foi discutida e aprovada pela comunidade escolar, no intuito de beneficiar alunos e melhorar ainda mais a qualidade do trabalho apresentado por nossa Escola. Os pais compareceram em massa, e foram recebidos com um caprichado café da manhã, demonstrando como é importante essa parceria com a Escola para nós e para nossos alunos!

Na oportunidade, entregamos nosso Informativo Mensal, que foi bastante elogiado, por conter vários projetos desenvolvidos durante o mês de abril que contaram com a participação ativa de alunos e professores.

Pais, obrigado pela presença e pelo pronto atendimento às nossas solicitações!

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR NOVAS POSTAGENS!