30/04/2009

GUARDA MUNICIPAL REALIZA TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO COM ALUNOS

O Guarda Municipal de BH, Webert, tem sido pertinente em suas ações de segurança ao patrimônio público em nossa escola, fazendo um trabalho de conscientização e prevenção de danos junto aos nossos alunos. Aqui ele deixa um recado:

"Não seja um infrator, seja um aluno nota 10! Ajude a preservar sua escola limpa e organizada. Acreditamos no seu compromisso de estudante, que cuida do lugar em que passa boa parte do tempo! Obrigado pelo respeito e carinho que tem demonstrado pelo meu trabalho".
Webert Roberto Magalhães.

"Pichar, grafitar ou danificar o patrimônio público é crime. O infrator sofrerá medidas sócio-educativas pelo ato de vandalismo." (Lei 9605, art.65 - Crimes ambientais)

PROGRAMA JCC TEM TOTAL APOIO DA COMUNIDADE ESCOLAR

O Soldado Guilherme, responsável pelo Programa Jovens Construindo a Cidadania (PM-MG), tem apresentado um ótimo trabalho, que conta com a aprovação de alunos, pais, professores e direção da EMVM.
Conforme o calendário apresentado, foi formado um comitê de apoio ao JCC, composto pelos seguintes membros, no 1º turno:

Coordenadora: Bernadete Maria dos Reis
Representantes:
Mariângela Cândida da Silva Teodoro
Rita de Cássia H. Braga Cardoso
Flávio Eustáquio Catte Tamietti
Vinício Ramos Cantão
Mário Lúcio Borges
Leandro Henrique S. de Oliveira
Webert Roberto Magalhães
Jansen Carvalho Maciel
Ronaldo Cunha Lírio
Eliane Maria da Silva.

PAINEL: PREOCUPAÇÕES COM AS DESIGUALDADES SOCIAIS

A professora Isabel, de Geografia (1º turno), montou um painel sobre os desafios que temos enquanto cidadãos, para tentar resolver problemas sociais mundiais. O trabalho é fruto de discussões feitas em sala de aula, com suas turmas de 3º ciclo.

PAINEL: A COMUNICAÇÃO HUMANA

Mural retrata tema da excursão ao Museu das Telecomunicações, feito pelas turmas da professora Mercês, de História (1º turno), que faz parte do projeto desenvolvido sobre Belo Horizonte.

VISITA AO MUSEU DAS TELECOMUNICAÇÕES






A professora Mercês, de História, levou alunos do 3º ciclo de formação do 1º turno ao Museu das Telecomunicações, onde os estudantes puderam ter contato com a história da comunicação humana, através de documentos, objetos históricos e das mais avançadas tecnologias e tendências do século XXI, que conduziram nossos alunos a empolgantes viagens virtuais. A atividade faz parte do projeto "BH, a cidade que temos, a cidade que queremos", desenvolvido pela professora com suas turmas.
Ao final da visita, aproveitaram o passeio para apreciarem o visual da Praça do Papa!

PLANTAÇÃO DE GIRASSÓIS NO JARDIM DA ESCOLA











"Roda, roda, carrossel
Gira, gira, girassol
Redondinho como o céu
Marelinho como o sol.
E o girassol vai girando dia afora . . ."
(Vinícius de Moraes)

O poema GIRASSOL (Vinícius de Moraes), despertou o interesse dos alunos da turma 13C para plantarem girassóis no jardim da escola, orientados pela professora Walna. A turma foi dividida em grupos: os preparadores da terra, os semeadores e os regadores. Todos participaram com muito entusiasmo!
Agora é cuidar e esperar que os girassóis floresçam e enfeitem ainda mais nossa escola!
Como lembrança, os alunos também receberam sementes para plantarem em casa e acompanharem o crescimento das suas próprias plantinhas.
Foi uma atividade que entrelaçou diversas áreas de conhecimento.

EXPOSIÇÃO DE RELÓGIOS


Reloginhos dados como lembrança aos alunos.

Turma 11A



"Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora"(...)
Vinícius de Moraes

Após a leitura do poema O RELÓGIO, do livro A Arca de Noé (Vinícius de Moraes), a turma 11A se propôs a realizar, juntamente com a professora Walna (Arte), uma exposição de relógios no dia 28/4/09. Muitos deles eram bem antigos e cada criança tinha uma história para contar da peça que trouxe!
Foi possível um harmonioso encontro entre passado e presente.
O destaque foi o relógio de parede com pêndulo, que fascinou os alunos com suas badaladas!

28/04/2009

VÊM AÍ A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA


Alunos do 6º ano (5ª série) ao 9º ano (8ª série), participem da OBMEP 2009!
Procurem seus professores de Matemática para efetivarem suas inscrições e comecem a estudar já!
Confiamos no sucesso de vocês!!!
Para mais informações, acessem o site www.obmep.gov.br

LITERATURA VIAJA PELA INTERNET!

Em 2009, contaremos com a participação de 05 (cinco) turmas do 2º Ciclo de Formação para a realização do Projeto Pequeno Escritor, em parceria com a Editora Edelbra, localizada no Rio Grande do Sul. Serão 150 escritores mirins!

As obras “Brasil Solidário” e “Terra em Perigo”, escritas pelos alunos, envolvem os temas da realidade social e estimulam, de forma prazerosa, a leitura e a escrita.

Depois de serem escritos pelos estudantes em sala de aula e revisados pelas professoras Ilma, Ilza, Patrícia, Giovanna e Denise, os alunos digitam os textos, durante as aulas de Informática com a Professora Mariza e o Agente de Informática Jansen, participando assim, da editoração do livro.

Ao final desse processo, os textos, adaptados ao Windows, são encaminhados via Internet para a gráfica da Editora. As idéias escritas pelos alunos viajam pelo Brasil, via Internet, na conexão Minas Gerais – Rio Grande do Sul... E retornam, em forma de livros, prontinhos para a Solenidade de Autógrafos, quando é realizada a grande festa!

Escola e Editora prestam homenagens aos escritores e seus pais, professores e comunidade. Não é sensacional?

PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES É O TEMA DE ESTUDO QUE DÁ ORIGEM A PAINEL

A professora Patrícia (Geo/Hist/Ciências), montou, juntamente com seus alunos das turmas 21A, 21B e 21C, um painel sobre os legados deixados pelos povos primitivos nas Américas, que é o tema de estudo que está sendo desenvolvido em suas aulas.

27/04/2009

VISITA DO 1º CICLO À FUNED





Um projeto que nasceu em 2007, com a turma da professora Célia e que teve como etapas o trabalho com o livro "A Cobra Banguela" e uma palestra com um dentista, rendeu frutos este ano com as turmas das professoras Cleuza e Adriana.
A cobra é banguela? Quais as funções dos dentes em uma cobra?
Diante de tantas perguntas e curiosidades sobre as cobras, foi programado um trabalho de campo à FUNED – Fundação Ezequiel Dias, com os alunos das professoras Adriana, Célia e Cleuza.

A Fundação, que dentre outras atividades, faz a catalogação das cobras ou serpentes, ministra palestra para diversas instituições.

Foram muitas as informações que os alunos receberam: diferença entre animais peçonhentos e venenosos, produção do soro antibotrópico e prevenção de acidentes com animais peçonhentos.

24/04/2009

ALUNOS DO 2º CICLO INTERAGEM E EXPRESSAM IDEIAS NO BLOG DO VINÍCIUS










O Projeto de Informática, realizado com as oito turmas do 2º ciclo de formação, pela Professora Mariza, atende semanalmente a 240 alunos. É uma verdadeira Aula de Cidadania e Inclusão Digital proporcionada pela Escola!

O Projeto está cada dia mais atrativo e os alunos adoram as aulas. Além de confeccionarem o glossário da Tecnologia da Informação e expor maquetes de computadores, os estudantes pesquisam sites educativos e desenvolvem a prática de convivência responsável, comunicando suas idéias através do Blog da Escola.

Para isso, cada aluno está criando o seu e-mail sob a orientação da Professora e do Agente de Informática, Jansen. Utilizam ainda o editor de texto, editor de apresentação, planilhas eletrônicas e navegam na Internet em busca de novos conhecimentos.

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR NOVAS POSTAGENS!